quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Nasa testa um sistema de comunicação no espaço baseado na Internet

A agência espacial norte-americana, Nasa, anunciou terça-feira ter experimentado com sucesso uma rede de comunicações no espaço com base no modelo da Internet.
"Trata-se da primeira etapa para a criação de uma capacidade de comunicação no espaço totalmente nova, uma Internet interplanetária", congratulou-se Adrian Hooke, responsável do projecto para a Nasa, em comunicado.
A agência norte-americana indicou que os engenheiros utilizaram um "software" baptizado como Disruption-Tolerant Networking (DTN) para transmitir dezenas de imagens do espaço para uma embarcação da Nasa a mais de 30 milhões de quilómetros da Terra.
O sistema, que deve ser capaz de suportar os atrasos, rupturas e desconexões no espaço, foi concebido em parceria com Vince Cerf, vice-presidente do gigante da Internet Google.
O DTN utiliza, de acordo com a Nasa, um método diferente do da Internet (o protocolo IP), que Cerf ajudou a criar e que não é baseado no princípio de uma conexão contínua.
A Nasa indicou que um teste do "software" DTN, instalado a bordo da Estação Espacial Internacional, deverá começar no próximo verão.
De acordo com a agência, "uma Internet interplanetária" permitirá novos tipos de missões, incluindo voos complexos de várias embarcações e comunicações mais fiáveis para os astronautas na lua.

Nenhum comentário: