terça-feira, 11 de novembro de 2008
Nasa adia reparação do Hubble
A agência espacial norte-americana Nasa adiou a sua missão de reparação no telescópio espacial Hubble, prevista para Fevereiro de 2009 e que permitiria prolongar o seu funcionamento, pelo menos, até 2013.
Os instrumentos científicos do Hubble activaram um alarme a 27 de Setembro, devido a uma importante anomalia técnica que levou Nasa a reprogramar o sistema de socorro (face B), nunca utilizado desde o lançamento do telescópio em 1990, e que dava "visão" ao instrumento.
O problema no sistema principal do Hubble tornou-o provisoriamente "cego" e forçou a Nasa a adiar de Outubro para Fevereiro a última missão de manutenção do telescópio, com a ajuda de um vaivém espacial. A unidade principal do Hubble (face A) devia ser substituída nessa ocasião.
Mas esta quinta missão de reparação do Hubble, que permitiria prolongar o seu funcionamento pelo menos até 2013, data prevista para o lançamento do seu sucessor, o James Webb Space Telescope, não poderá ter lugar em Fevereiro, indicou a Nasa em comunicado.
"Efectuámos suficientes análises a tudo o que devíamos fazer na unidade de socorro (da face A) para perceber que não estaremos prontos para um lançamento em Fevereiro", lamentou o director da divisão de astrofísica da agência espacial norte-americana, Jon Morse.
De acordo com a Nasa, os responsáveis do programa Hubble devem entregar, o mais tardar em Abril de 2009, a unidade de substituição ao centro Kennedy da Florida (sudeste) de onde o vaivém Atlantis vai descolar para a missão de reparação.
Lançado em 1990, o Hubble, em órbita a 575 quilómetros de altitude, revolucionou a astronomia, alterando a compreensão das origens e a evolução do universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário