domingo, 3 de fevereiro de 2008

Sequenciação revolucionou a Biologia


A sequenciação do genoma humano prometeu revolucionar a Biologia quando foi anunciada há dois anos, meio século depois da descoberta da estrutura do ADN, mas há ainda muito por decifrar no "livro da vida".

"A maior parte do trabalho interessante em genética ainda está por fazer", disse à Lusa a presidente da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, Raquel Seruca. E isso porque "permanece desconhecida a função de 98% do genoma humano", anunciada a 13 de Abril de 2003 por um grupo internacional de cientistas.

Foi, no entanto, "um ponto de viragem na História da Biologia e da Medicina, cujas implicações provavelmente ainda não descortinamos na totalidade", comentou também Patrícia Maciel, da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Corresponde, na sua perspectiva, "ao achado de um manuscrito que esconde a chave de muitas das nossas características, positivas e negativas, inclusive a da curiosidade que nos leva a querer conhecê-lo e a da capacidade que alguma vez teremos de o compreender".

A nível imediato, a informação que passou a estar disponível teve já impacto na possibilidade de identificar os genes causadores de doenças hereditárias ou que tornam algumas pessoas susceptíveis a doenças comuns.

Joel Figueiras

2 comentários:

Anônimo disse...

sim, bastante interessante o tema da genética, e como vimos, só a conhecemos em pequena parte...é um verdadeiro desafio do homem em conjugaçao com ciência.
Vitor Cardoso

Anônimo disse...

Este post fez m lembrar a visita ao Instituo de Genetica.. Foi altamente para alem daquilo que ficamos a conhecer assistimos ao espetaculo CAXIMAN.. de rir :)