sábado, 2 de fevereiro de 2008

Nanotecnologia chega à água

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.

Agora, um grupo de cientistas de Israel trouxe a nanotecnologia para a água. Eles conseguiram produzir água com características físicas semelhantes às da água existente no interior das células vivas. A composição mantém-se a mesma (H2O), mas a "água com nanotecnologia" é mais hidrofóbica - é mais ou menos como uma água capaz de molhar menos.

A água é a base da vida como a conhecemos. O que poucos sabem é que essa preciosa molécula pode assumir características bem distintas. E o que os cientistas sabem menos ainda é por que isso acontece. A água de um rio, a água da chuva ou a água contida num copo de café são todas muito diferentes da água contida nos nossos corpos.

Ao conseguir produzir água com as mesmas propriedades da água intracelular, os cientistas abriram caminho para uma nova fase na pesquisa de medicamentos, já que ela permite, entre outras possibilidades, a solubilidade de fármacos hidrofóbicos e a estabilização de proteínas e culturas celulares.

Vitor Cardoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Bestial!!
Pessoal de secundario.. cursos a vista.. mais uma pista de uma futura saida profissional com probilidades elevas de exito!!!

Boa Vitor!!!