sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rapariga Australiana muda de grupo sanguíneo

Rapariga australiana muda de grupo sanguíneo
Facto único no mundo aconteceu após transplante de fígado
Uma rapariga australina de 15 anos é uma em seis mil milhões de pessoas existentes no planeta a ver o seu grupo sanguíneo alterar-se. O facto inédito aconteceu a Demi-Lee Brennan, após esta ter sido submetida a um transplante de fígado. Além do órgão, o corpo da jovem adoptou também o tipo de sangue e o sistema imunitário do dador, tonando-a, segundo os médicos «num milagre em seis mil milhões».
Demi-Lee recebeu o fígado quando tinha nove anos. Mais tarde, o seu grupo sanguíneo passou de O- para O+, após as células estaminais do novo fígado migrarem para a medula óssea da jovem e tomarem conta do seu sistema imunitário. O
s médicos do Hospital Pediátrico de Westmead dizem não ter explicação para o fenómeno e desconhecem outro caso no mundo. Mas uma das razões poderá ter sido a utilização de um fígado de um dador jovem aliado ao facto de Demi-Lee ter na altura poucos glóbulos brancos. O caso é divulgado na última edição do “The New England Journal of Medicine”.
Os médicos acreditam também que este caso pode levar a novas formas de tratamento dos transplantados, pois normalmente os seus sistemas imunitários atacam o órgão novo, por o considerarem um corpo estranho ao organismo. Os médicos pretendem estudar profundamente o caso, para verem se pode ser replicado.

Depois de lerem este artigo, que comentários vos sugerem?

Nenhum comentário: